Uma frase capaz de mudar uma história de vida

Texto chave: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16.

INTRODUÇÃO

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam Rute 1:1… era um tempo de:

  • Declínio espiritual, após receber a terra prometida;
  • Afastamento da fé;
  • Opressão de nações vizinhas (fome etc.);

…houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; Rute 1:1

A família muda-se para Moabe e os dois filhos, casaram-se (com Orfa e Rute respectivamente). Embora a família fosse piedosa, e o propósito parecesse ser sincero (trabalhar, comer), havia um perigo nessa mudança.

Depois, esses três homens (pai, e filhos) morreram, deixando as mulheres viúvas;

Noemi decidiu voltar para Belém de Judá, e orientou suas duas noras a voltarem ao seu povo.

Surge uma das frases de compromisso mais linda da bíblia! Assim, ambas retornaram (juntas) para Belém, sem saber o que seria delas, mas, confiando em Deus que haveria algo melhor dEle! Rute poderia ser uma jovem posicionada contra Deus, mas, ao contrário, ela está convencida que é uma filha de Deus e decide viver com Seu Povo.

Ela é dona de uma frase com um propósito pode mudar uma tragédia em um triunfo.

Dois fatos adversos que marcaram a vida de Rute não a impediram de receber o amor de Deus em sua vida.

1)    Jovem moabita (origem, história, posição geográfica etc.)

A reputação dos moabitas não era boa (Gênesis 19:36,37), esse povo viveu sob forte idolatria, também causando agravos na travessia do povo de Deus, nas campinas de Moabe, contratando Balaão para lançar maldições contra o povo (Números 22:1).

Agora, vemos uma jovem moabita fazendo parte da história do povo de Deus, de forma especial.

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Mateus 1:1-6.

Independente da nossa história de vida, da nossa descendência, no momento, em que colocamos a nossa vida nas mãos de Deus, e passamos a tê-lo em nosso coração, como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos participantes das suas promessas;

2)    Sofrimento pelas adversidades sociais e familiares

É possível numa sociedade de declínio espiritual, sofrermos pelas consequências dessa condição de mundo, e ainda assim mantermos a nossa fidelidade a Deus;

  1. Mesmo morando em terra estrangeira, a família de Noemi procurava viver de forma pacífica, quieta e trabalhando para sua subsistência, procurando agradar a Deus.
  • Mesmo, sob a dor da morte, Rute mantinha sua devoção ao Deus da sua sogra, pois, notou no modo de vida deles um estilo santo de viver sobre a terra, alcançando a sua fé por meio do testemunho daquela família, e tendo o mesmo Deus em seu coração, mesmo quando as circunstâncias não eram as melhores.

QUALIDADES RUTE

1)     Obediência

Rute e Boaz tiveram um filho chamado Obede (Servo). Vemos aqui, no nome do filho de Rute, uma característica que marcava a vida dela, a obediência.

  • E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha. Rute 2:2;
  • Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Rute 2:8;

2)     Boas obras

Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. Rute 2:9-11;

VIVENDO A PROVIDÊNCIA DIVINA

O que mudou todas as circunstâncias, foi que a frase de Rute despertou a atenção de Deus, e a colocou dentro de seus planos de redenção.

Rute veio a conhecer Boaz, que casou-se com ela, e remiu (comprou) todas as propriedades de seu parente falecido (Elimeleque). Eles tiveram um filho chamado Obede, o avô de Davi.

  • A providência divina de coloca uma moabita na genealogia de Cristo, mostrando que seu ministério não é selado dentro de uma nação, mas de todas as gentes, de todos os povos.;
  • A providência divina opera no dia-a-dia da família, gerando novas esperanças, novas expectativas para cada um de nós; Boaz é uma figura da pessoa de Cristo, pois demonstra a capacidade de resgatar aqueles que estão desalentados, e desejosos de comunhão com Deus.

A providência divina está acessível a cada um de nós. Ela opera em nossas vidas de forma graciosa. O ano está acabando e ela nos alcançou e nos trouxe até aqui… e continuará conosco até Cristo voltar.

CONCLUSÃO

A vida real nos mostra seu contratempo, mas, mostra também como a fé e a fidelidade de pessoas à Deus, manifestam a oportunidade de converter a tragédia em triunfo, e também a vontade de Deus de nos tornar pessoas felizes.

O ano está acabando, outro está por vir e temos que pensar que frase desejamos dizer a Deus e ao próximo que vai manifestar a providência de Deus e a mudança de nossa história.

Vamos orar.

Please follow and like us:
0
20
fb-share-icon20