As obras debaixo do sol

Texto: Eclesiastes 1 (comentar os capítulos 2 e 3)

Introdução

O livro de Eclesiastes é o terceiro de Salomão, foi escrito na sua velhice.

Salomão sofreu um declínio espiritual ao longo de sua vida, devido à sua idolatria e sua vida extravagante.

Como fruto disso, terminou desiludido com os prazeres e materialismo que absorveu a sua alma.

Então Salomão escreve uma série de provérbios que trazem algumas realidades sobre a vaidade dessa vida.

Que vantagem tem o homem de todo o trabalho que faz debaixo do sol? (1:3)

A ideia de usar o termo “debaixo do sol” é de literalmente demonstrar o enfado que isso produz. E, assim, podemos perceber colocar o seu coração nelas, se torna uma vaidade.

1.     As obras debaixo do sol são passageiras (1:4; 11)

As coisas que são feitas pelos homens não duram para sempre. E os que se foram, já não são tão lembrados o quanto antes;

Quantas grandes empresas familiares foram um sucesso nas mãos de seus fundadores e não receberam a devida atenção de suas gerações posteriores e acabaram. Eclesiastes 2:18-19.

Se preocupe em deixar legado (vivências, aprendizados), mais do que herança (coisas);

2.     As obras debaixo do sol são repetitivas (1:7)

As obras que são feitas por alguém, já existiam antes dele. Sempre vai existir alguém que já fez algo muito melhor. Até a natureza, em seu poder e sublimidade de beleza, funciona de forma repetitiva, cíclica e rotineira.

Use o que você faz de melhor (mesmo que tenha alguém no mundo que faça melhor do que você), faça para o bem a alguém e para a glória de Deus.

3.     As obras debaixo do sol são cansativas (1:8)

As obras que são feitas pelos homens, o cansam. No entanto, os seus olhos não se fartam de ver, e seus ouvidos de ouvir.

Tenha tempo para descansar, recarregar suas forças, pra você viver o tempo de Deus na sua vida.

A alma do homem é insaciável e pode se desenfrear em conquistar coisas, distanciando-se de Deus; Não queira tudo o que seus olhos desejam. Blinde a sua alma, não é tudo o que você vê, que você precisa.

Como reagir às limitações da vida?

A partir do versículo 12, vemos que Salomão aponta que existem situações (características da própria vida terrena, estabelecida por Deus, depois da queda) que limitam o poder de atuação do homem:

  • Tudo quando sucede é enfadonha ocupação (corresponda a elas, mas não se mate): Você não vai resolver o problema do mundo! Se der pra fazer, faça o seu melhor, se não der, não sofra; Sempre haverá mais a ser feito do que sua capacidade de fazer. Há coisas que vão se resolver com o tempo, outras não vão se resolver.
  • Tem coisas tortas que o homem não pode endireitar (faça a sua parte): O mundo jaz do maligno, esperar que tudo melhore para um estado perfeito, é uma utopia. Sempre haverá coisas erradas, pessoas tortas, falta de caráter. Não preciso deixar de ser eu por isso. Não dá pra arrumar o mundo, arrume a si mesmo! Não dá pra arrumar o mundo, arrume seu quintal.
  • Tem coisas que faltam e não podem ser calculadas (reprograme-se): Não são todas as necessidades que serão supridas. Passaremos pela vida com momentos de bonança e recessão. Paulo disse: Posso todas as coisas naquele que me fortalece… sei estar, sei ter; Aprenda a se virar com o que tem hoje.

Vamos viver as obras acima do sol! Eclesiastes 2.

1)    Existe uma forma bíblica de viver!

As obras debaixo do sol são enfado, tem coisas que não podem ser resolvidas… então, como aprender a viver? Vamos aprender o valor das obras acima do sol.

1.     Olhe para o céu! Eclesiastes 2:17;

A fonte da felicidade não está nos bens que alguém conquista neste mundo; Não ponha seu coração nas coisas terrenas, porque a vida daqueles que vivem nos prazeres e materialismo se torna sem sentido;

Aonde está o seu coração, ali está o seu tesouro; Não ponha seu coração nas coisas terrenas. Saiba ter e saiba não ter. Não deposite suas expectativas e sua felicidade nas coisas passageiras.

2.     Convide Deus para participar da sua vida hoje! Eclesiastes 2:23-26;

Fica claro nesta parte que alguém pode ter uma vida mais simples do que outros, e ainda sim, alegrar-se com isso.

A vida requer trabalhar, e desfrutar desse trabalho, e ser feliz porque tem a sensação de que isso provém de Deus. Então o segredo aqui é viver com Deus e não sem Ele;

Equilibre a expectativa com a realidade, pra não viver frustrado. E trabalhe tendo em vista que isso se traduz numa forma de glorificar a Deus e servir ao próximo;

2)    Eclesiastes 3:1-8. Forma bíblica de aprender!

O capítulo 3 fala de tempo e modo para todas as coisas. Aprender é um processo dentro da vida. Têm pessoas que não aprendem ou aprendem a lição errada.

Exemplo: coloca o lixo pra fora e o cachorro rasga, ela deveria aprender a colocar uma lixeira, mas, ela aprendeu algo errado dali: não colocar mais o lixo pra fora ou matar o cachorro. Extrair lições erradas!

  • Aprender a esperar

Deus está no controle de tudo. Eu tenho que esperar o tempo certo, não acontece tudo o que eu quero, na hora que eu quero. O salmo 40 fala de esperar com paciência, não de esperar com impaciência.

  • Aprender a se preparar

Não adianta eu esperar parado, eu preciso ir me preparando para quando chegar o tempo. Quer um dia ir viajar para o exterior, não deixe pra tirar o passaporte quando a oportunidade de viajar aparecer; Pra se preparar bem, tem que fazer escolhas, prioridades.

Davi tinha uma unção para ser rei de Israel, mas, ele ainda estava sendo preparado para isso. O tempo de preparo é maior do que o tempo de usufruto.

  • Aprenda a manter

Têm pessoas que vão tão longe, e desperdiçam tudo o que conseguiram porque não desenvolveram uma estrutura para manter relacionamentos, ou conquistas pessoais.

Conquistar não é mais difícil do que manter o que conquistou. Uma coisa é conquistar, a outra é manter o que se conquistou. Outra coisa é manter o que se conquistou sem perder a sua essência.

Conclusão

Estamos entrando no ano de 2021, apesar de todas as expectativas não apontarem para esse feito. Aqui chegamos porque o Senhor nos sustentou.

Esse ano, vamos trabalhar muito a questão da maturidade da igreja. Não basta nascer em Cristo, é necessário crescer e amadurecer em Cristo. E minha meta é que a igreja se desenvolva nisto.

Não quero uma igreja como a de Coríntios, meninos criados com leite que não podiam receber alimento sólido. Quero treinar a igreja para evoluir no seu desenvolvimento e relacionamento humano e com Deus.

Quero convidar você a entrarmos neste ano novo, com o propósito de sermos tratados por Deus. Não podemos entrar na presença de Deus sem sermos mudados por Ele.

Por isso, vamos nos entregar nas mãos dEle, vamos nos render. E deixar Ele nos tratar, nos ensinar aquilo que precisamos ser para a glória dEle.

Please follow and like us: