Chama esta sunamita

Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava, ali se dirigia a comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará. E sucedeu um dia que veio ali, e retirou-se àquele quarto, e se deitou ali. Então, disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele. Porque lhe dissera: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou ao chefe do exército? E dissera ela: Eu habito no meio do meu povo. Então, disse ele: Que se há de fazer, pois, por ela? E Geazi disse: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. Pelo que disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. E concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tal tempo determinado, segundo o tempo da vida que Eliseu lhe dissera. 2 Reis 4:8-17;

INTRODUÇÃO

Suném era um pequeno vilarejo ao sul da região da Galiléia. Onde tinha o vale de Jezreel, que era a região mais frutífera e bem regada de Israel;

A maioria das pessoas ali era da tribo de Issacar. Então, haviam muitas mulheres sunamitas, mas, só conhecemos a história desta;

Esta Sunamita foi uma mulher impressionante em vários aspectos, como poderemos notar se analisarmos detalhadamente a sua história, e é sobre isso que vamos ministrar hoje;

Vamos destacar aqui três qualidades dessa mulher:

1.   RELACIONAMENTO

Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava, ali se dirigia a comer pão. 2 Reis 4:8;

Esta Sunamita era uma mulher com bons relacionamentos. Veja que gradativamente ela vai construindo isso:

  1. Um dia, indo Eliseu a Suném, ela o reteve a comer pão;
  2. E sucedeu que todas as vezes que passava ali, se dirigia a comer pão;

Vemos no relacionamento que ela construiu com Elizeu, qualidades bíblicas como: aproximação, aprofundamento, continuidade (fidelidade). Tem pessoa que faz um voto, depois, ela muda de ideia, altera os compromissos e mancha a sua palavra. Depois, não entende porque não é abençoada. O ministério de Eliseu durou, aproximadamente, 60 anos.

Ninguém faz nada sozinho. Precisamos desenvolver amizades sinceras e com base em respeito. O universo bíblico é uma rede de pessoas que andaram juntas em torno de uma ideia. Como disse um missionário: sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.

A travessia do deserto para a terra prometida, envolvia um grande grupo de pessoas composto de idosos, mulheres e crianças… não dava para apressar o passo. Mas, andando no ritmo do grupo, eles conseguiram chegar mais longe.

2.   SUBMISSÃO

Ela entendia os limites de sua vontade. Tinha coisas que ela não poderia decidir sozinha. Uma coisa certa a ser feita poderia se tornar errada se ela não fizesse em comum acordo.

Mesmo a história sendo sobre ela (ela é a personagem principal da história), ela decide compartilhar sua ideia com o seu marido.

Ela não chega no seu marido e diz: Eu quero fazer um quarto para Eliseu, já chamei o pedreiro, comprei os móveis e estou só te avisando. Ela tinha posses, poderia ter feito, mas ela não faz desse jeito.

Veja como ela age:

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará. 2 Reis 4:9,10;

Antes de propor alguma modificação na sua casa, ela faz uma argumentação. Eis que tenho observado. Isso daria a base para o que ela tinha em mente de propor.

Têm pessoas que não alcançam bons objetivos porque acham que não precisam explicar suas ideias, não precisam argumentar. As pessoas se envolvem com aquilo que elas são chamadas a participarem.

Isso não diminui ninguém, muito pelo contrário, enaltece. Contribui para o que se propõe a fazer.

3.   MOTIVAÇÃO IMACULADA

Existem pessoas que fazem o bem por interesses pessoais e existem pessoas que fazem o bem por sentimentos nobres como: desinteresse.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:4,5;

Têm pessoas que não tem capacidade de acreditar na pureza de alguém: Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito 1:15;

Quando Eliseu manda Geazi dizer pra ela: você tem nos tratado com todo desvelo (cuidado, preocupação…). O que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa que se fale ao rei ou ao chefe do exército?

Ela responde: Eu habito no meio do meu povo. 2 Reis 4:13;

Se ela tivesse agido por algum interesse próprio, seria a hora de ela se manifestar. No entanto, não tinha nada que ela quisesse para si mesma.

Pessoas preenchidas possuem contentamento. O sentimento de ter mais do que merecia, motivou ela a retribuir em gestos de generosidade.

NOVIDADE DE VIDA GERADA NA SUA CASA

Essas atitudes trouxeram novidade de vida para a ela e sua casa.

A partir de uma pergunta que é característica do ministério dos profetas, Eliseu fica pensativo consigo mesmo: Que se há de fazer, pois, por ela? 2 Reis 4:14;

Estamos habituados com essa condição porque era característico do ministério de Cristo: geralmente Ele perguntava às pessoas o que elas queriam? Mas, não são todos nesta vida que recebem essa pergunta.

Foi a partir desta reflexão, que Geazi observou a Eliseu: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. 2 Reis 4:14;

Todos nós temos algo que Deus pode fazer, embora, muitas das vezes não dizemos porque: desistimos disso por achar que era uma vontade que Deus não quis realizar. Mas, aquilo não passou desapercebido aos olhos de Deus. Ele poderia não ter dado, e ela teria morrido contente, mas, o fato é que Deus quis dar.

Aquilo era seu desejo antigo, que não foi realizado no tempo normal. Agora, seu marido já está velho… então, pra quê incomodar alguém com isso?

Deus não está condicionado às limitações do tempo, idade etc.:

Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Salmos 90:4;

Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37;

A gente entra num pensamento de não querem mais incomodar a Deus com alguma dificuldade porque achamos que “se Ele não fez até agora, é porque Ele não quer isso pra gente”. Então, a gente desiste de nossa demanda.

Então, é necessário recarregar a nossa fé:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6;

APLICAÇÕES PRÁTICAS

1.   GERE BONS RELACIONAMENTOS

Quando Jesus citou este texto, provavelmente, estava fazendo alusão à Sunamita: Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:41;

Pessoas com bons relacionamentos são abençoadas!

2.   AGARRE A OPORTUNIDADE

Muitas pessoas perdem o tempo de abraçarem a oportunidade de viver a história que está passando diante delas. Deus está passando hoje, diante delas, e elas decidem não abraça-lo;

E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação. Lucas 19:44;

3.   NÃO ENTERRE O SEU SONHO

Têm coisas que a gente considera que Deus não precisa fazer… mas, e se Ele quiser fazer? E se Ele quiser marcar a sua vida com isso?

Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3;

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Romanos 9:15; O paralítico de Cafarnaum foi perdoado (e depois curado).

4.   NÃO SUBESTIME O DIA NORMAL

A gente pensa: hoje é mais um dia corriqueiro. Vou na igreja, é domingo, vou ter uma semana corrida… vai ser mais uma semana de coisas normais: estresse, correria, atividades etc.

Aquele dia era só mais um dia na vida da Sunamita: Eliseu chegou com seu assistente, e estão descansando… e de repente, neste dia normal, ela é lembrada.

Acontece a mesma coisa com muitas pessoas. Vamos finalizar com o exemplo de Zacarias: E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. Lucas 1:5-12.

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37;

VAMOS ORAR!!

Please follow and like us:
Pin Share