Discernindo o Corpo de Cristo

Texto: 1 Coríntios 11-17-34.

Introdução

Essa pregação é fruto de algumas meditações advindas das ministrações pastorais que recebemos no último final de semana.

É uma Palavra de exortação (conselho, advertência), que é comum à crentes, na igreja. Para não ficar em minhas palavras, faço um resgate aqui das orientações que Paulo deu aos seus dois pastores:

  • Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:13,14.
  • Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze. Tito 2:15.

Então, o que vamos tratar aqui, hoje, é comum a crentes. Se você é visitante, observe, aprenda, busque encorajamento na Palavra. Eu vou pregar hoje, pra quem é crente e crente dessa igreja.

Introdução

A gente foca muito na ceia memorial: Sempre lembramos que o sacrifício de Cristo foi feito uma única vez (Hebreus 9:28). Não estamos refazendo o sacrifício de Cristo, e sim lembrando. Ao lembrar dele, eu olho pra dentro de mim e começo a examinar a minha vida. E se eu examino a minha vida e não a do outro, eu começo a passar por transformação. Por isso, tem muita gente que não é transformada e não consegue viver plenamente (muitos fracos e doentes, e muitos que dormem, 1 Coríntios 11:30).

Por isso, o texto da Santa Ceia é muito mais do que a celebração da Ceia em si, ele traz muitas aplicações envolvem o dia-a-dia da vida da Igreja (você e eu não ceamos todos os dias, mas, convivemos praticamente todos os dias). E o texto, nas entrelinhas, é sobre o que vivemos todos os dias.

Pra entender o que é viver no corpo de Cristo, precisamos ter discernimento (o versículo 29 fala de discernimento).

O que é discernimento? É a faculdade de escolher entre duas coisas (que podem parecer corretas), mas que só é possível diferenciar baseando-se na Palavra de Deus. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105.

Hoje, quero das algumas coisas pra você te ajudar a discernir o Corpo de Cristo. Quero ajudar você a separar o certo do errado!

Como havia dito, o texto que lemos é comumente lido e aplicado na Santa Ceia. Mas, agora já vamos nos deparando com três problemas que vão muito além do momento da Ceia:

1.    Problema: egoísmo

De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se (egoísmo). 1 Coríntios 11:20-21.

Egoísmo: Tinha gente que chegava mais cedo pra comer tudo e não deixar nada para os outros. Se você observar que Paulo está dizendo que algumas pessoas sofriam de um pecado chamado egoísmo. Tinha pessoas lá em Coríntios que queriam tudo só pra elas. Havia pessoas (lá em Coríntios) que só olhavam para o seu próprio ventre, e por isso, na ótica delas, as suas aspirações, desejos, e necessidades estavam acima das dos demais. Só elas tinham direito de serem supridas. Só elas tinham problemas, e todos tinham que viver em torno desses problemas. Quem tem problema aqui, levanta a mão!

2.    Problema: desordem

Não tendes porventura casas para comer e para beber? (regras próprias) Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:20-22.

Regras da própria casa podem não podem ser mesmas regras da igreja: Paulo está dizendo: Não tendes casas para comer e beber? Quer fazer o que bem entende, aqui, na Igreja? Faz lá na sua casa! Olhando por cima dá impressão de que Paulo está falando só de comer. Mas, o que Paulo está falando de princípio que vai muito além de comer, algo serve pra todo o resto!

Paulo está confrontando os Coríntios sobre regras que alguns tinham em suas casas e queriam levar pra dentro da igreja, ao invés de eles se deixarem ser transformados por Cristo, alguns queriam que os outros mudassem para se adequar à s suas regras. Tem gente que quer impor as regras da sua casa na igreja:

“Eu acho que é assim; Eu acho que o pastor está errado; Eu quero desse jeito, senão eu saio da igreja; O pastor, as pastoras, os presbíteros, a igreja, só prestam quando fazem o que eu quero; Paulo está dizendo aos Coríntios que a igreja, não a extensão da casa de ninguém…”.

Quer viver bem na igreja? Obedeça às regras da Igreja. Não gostou das regras da sua igreja? Monta uma igreja pra você? Põe seu nome e vive lá! Até aparecer alguém lá, igual a você, pra questionar as regras que você colocou na igreja que você abriu. Aí você vai ver o que é bom pra tosse! Suportar outro de você!

Nisto não vos louvo! disse Paulo. Se você só dá importância para você, se você acha que é o centro da igreja, se você acha que a sua opinião deve valer acima dos demais… Seu maior inimigo é você! Se converta antes que seja tarde demais! O diabo é diabo por causa disso! Ele se achava mais formoso que os outros e começou montar seu grupinho de incautos. Espírito de independência gera rebelião.

É por isso que tem pessoas que não ficam muito tempo aqui, enquanto têm outras que ficam a vida toda (o segredo está na pessoa).

É importante eu dizer que enquanto eu estiver aqui, o diabo pode tentar, mas, não vai estabelecer a bagunça dele aqui, porque eu não vou deixar! Porque o cajado que Deus me deu, não vou entregar a ninguém, não vou dar ao diabo, não darei também aos desordeiros que tentam entrar aqui (enviados por ele).

O quê o desordeiro pensa? “Vamos lá naquela igreja, o pastor é jovem, inexperiente, vamos montar nosso acampamento lá, a gente identifica aqueles mais simples (incautos), que possamos seduzir com nossas palavras, e a gente manipula essas pessoas em nosso favor… o pastor vai ceder, não vai enfrentar a gente… e a gente passa a mandar na igreja. Ele vai ser pastor só de nome, mas, quem vai dar as regras somos nós… vamos lá fazer bagunça”. Não venha!! Mas, se vier por um caminho, e vai fugir por sete!

Por que tem pessoas que causam problemas na igreja? A “Parábola do Joio e do Trigo” responde…

Mas, dormindo os homens (na calada da noite), veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Mateus 13:25-30.

Você diz que é trigo, mas anda com joio? Você gosta do joio? Você se mistura com o joio? Você valoriza gente que diz que é crente e tem a vida torta? Você não tem filtro? O errado é certo e o certo é errado? Você concorda com o erro? Você dá apoio emocional ao que anda no erro? É porque você não é trigo, você é joio. Há ditados que dizem: “Diga com quem tu andas”… “Quem com porco se mistura”… Tenho uma notícia para quem é assim: O joio vai ser queimado!

Depois, você leia Isaías 65.

3.    Problema: indignidade

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11:27-29.

Indignamente: pensamos em pecados intoleráveis, como adultério, fornicação, prostituição, assassinato, roubo etc. (esses pecados são terríveis também). Mas, vamos falar um pouco de pecados “toleráveis”, que são abomináveis aos olhos de Deus!! Esses pecados tão sérios, que são capazes de ameaçar e danificar o corpo de Cristo!

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: (1) Olhos altivos, (2) língua mentirosa, (3) mãos que derramam sangue inocente, (4) o coração que maquina pensamentos perversos, (5) pés que se apressam a correr para o mal, (6) a testemunha falsa que profere mentiras, (7) e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:16-19.

São seis obras da carne que o Senhor odeia e a sétima abomina porque é do inferno. O fofoqueiro moderno se repaginou! Ele não diz “vim te fazer uma fofoca”, ele diz “vim te pedir oração, porque estou sem forças, porque o irmão “a”, “b” e “c”, me chatearam, mas, olha não fala pra ninguém não, tá bom?”. Essa pessoa tá pedindo oração? Não! Tá semeando contendas entre os irmãos! Deixa-me dar uma notícia pra quem vive assim: essa pessoa é abominável aos olhos de Deus. Deus não responde a oração dela! Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. João 9:31.

Conviver no Corpo de Cristo exige a responsabilidade. Qual responsabilidade? Devo ser um agente de promoção da paz e da comunhão na igreja. Sabia que têm pessoas que não participam de fofocas? Por quê? Porque elas não concordam com o fofoqueiro, ao invés disso, elas analisam e confrontam!

A comunhão é fortalecida quando eu valorizo a unidade. Corrijo quem precisa e consolo quem precisa. Vamos discernir o Corpo de Cristo!

Aplicações práticas: Discirna o Corpo de Cristo

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11:29.

  • 1) O corpo tem órgãos

A Igreja é o Corpo de Cristo, o corpo é formado de órgãos, todos eles são partes essenciais e nenhum sobrevive sozinho. Cada órgão tem seu papel e se um órgão não cumpre bem o seu papel, todo o corpo sofre! Se o fígado não cumpre seu papel bem, outras partes do organismo sofrem com as toxinas que ele não filtrou. Quem não cumpre seu papel no Corpo de Cristo e sobrecarrega o resto. Quem vive doente, recusando tratamento, adoece ao Corpo de Cristo. Quem não sabe seu papel no Corpo de Cristo, quer fazer o papel do outro.

  • 2) Os órgãos têm funções

Por exemplo: veja o que Paulo diz “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei. 1 Coríntios 11:23. Ficou claro que o papel do apóstolo no Corpo é receber do Senhor e ensinar. É semelhante ao papel do Pastor da Igreja. Têm pessoas que fingem demência e parecem não saber disso! Pensa que o pastor é escravo de caprichos pessoais! “Pastor me carrega no colo, pastor me bajula, põe comida mastigada na minha boca?”. Tô chateado: “O pastor não me mandou bom dia, hoje”.

Mimimi Gospel (não é palavra nova): Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 1 Coríntios 12:14-18.

  • 3) O órgão que não cumpre suas funções adoece o corpo

Quando um pastor aconselha alguém, que não põe em prática o que recebeu, essa pessoa, que não cumpre seu papel e sobrecarrega o corpo. O pastor passa a trabalhar mais e achar que o problema com ele, sendo que, na verdade, o problema não é ele, pois, ele cumpriu sua função… o problema é na parte do corpo que não cumpre a sua função. Crente de verdade tem que funcionar, e crente que não funciona adoece o restante do corpo de Cristo.

Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:30-32.

Tem gente que não sabe “porque a sua vida não melhora”, não sabe porque dá um passo pra frente e dois pra trás! Deixa eu te falar o porquê! Pessoas que vivem assim não querem funcionar bem, não querem ser tratadas! É rebelde, é resistente, é obstinada! Não quer ter responsabilidade, não se desenvolve com o resto do corpo! Atrasa a própria vida e a dos outros! Se converta!

  • 4) Quando o corpo morre, o órgão morre junto

Quem ama o corpo, não ama só um órgão do corpo; Quem ama o corpo, vê o todo, não olha apenas para uma parte e despreza o resto. Ajude o corpo, não atrapalhe o corpo!

Veja a oração que Jesus fez pela unidade do corpo (não orou por outras coisas, orou pela unidade): E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste (tem muita gente que não crê que Deus enviou a Cristo por causa de desordeiros que atuam pra destruir a igreja). E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. João 17:20-24.

Considerações Finais

Vigiem em vossas condutas. Oro para que vocês aprendam a discernir o Corpo de Cristo, que é a igreja. Ela deve estar unida, para cumprir seu propósito, e nós somos responsáveis por isso.

Please follow and like us:
Pin Share