Visão dada por Deus

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Isaías 6:1.

Introdução

  • O ministério de Isaías durou aproximadamente 50 anos, passando por quatro reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias;
  • Isaías era um homem culto, de família influente e estava familiarizado com a realeza; Ele era consultado pelos reis;
  • Até o capítulo 5, Isaías já havia profetizado algumas vezes, mas, agora, ele recebe uma visão (já viu alguém andar sem visão?);
  • Essa visão traz uma chamada específica para sua vida (predizer a ruína das nações, exortar o povo ao arrependimento e proclamar o Messias);
  • Isaías teve essa visão num momento delicado da vida da nação: a morte do rei Uzias;

Quem foi Uzias (2 Crônicas 26)

  • Uzias foi um bom governante. Em 2 Crônicas 26, diz que Uzias prosperava no reino; Ele começou a reinar com 16 anos e reinou por 55 anos;
  • Fez o que era reto aos olhos do Senhor (v.4) e nos dias que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar;
  • Uzias edificou cidade, casas, fortaleceu a capital (Jerusalém) com torres, cavou poços no campo para o gado e a agricultura;
  • Fortaleceu o exército, forjando armamento aos soldados e fabricou armas militares poderosas (que atiravam flechas e grandes pedras de cima das muralhas);
  • Seu nome percorreu o mundo conhecido da época. Enfim, ele foi um excelente rei;
  • A morte deste rei, marca as pessoas de tal modo que vira uma espécie de marco na história.

É neste contexto acontece o texto principal da ministração, Isaías 6:1. Aqui, a gente vai perceber três visões sobre a vida.

1)   A visão que todo mundo vê

É aquela visão que todo mundo vê. A morte do rei Uzias foi algo notório a todas as pessoas; O que todos viram sobre a morte do rei? Viram o fim de uma era de estabilidade e prosperidade. Havia temores nos corações, comentários de espanto nas praças da cidade. Especialistas faziam suas análises. Havia nas pessoas incerteza, desesperança, medo. É isso que acontece ao andarmos apenas pela visão natural. É a visão que todos veem.

2)   A visão que só alguns veem

No ano que morreu o rei Uzias, Isaías disse: “eu vi também o Senhor”. Agora, ele está falando de algo muito peculiar, que só alguns veem. Dentro deste tipo de visão, percebemos algumas características especiais:

  • É uma visão que não é dada a todos: Depois que três anjos visitaram Abraão para levar a notícia do concepção de Isaque, eles se levantaram para irem destruir as duas cidade impenitentes (Sodoma e Gomorra). Antes, disso, revelaram apenas a Abraão o que haveriam de fazer: E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os. E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Gênesis 18:16-18;
  • É uma visão que beneficia aos que creem: Nos dias do profeta Eiseu, a Síria fazia guerra a Israel e eles interceptaram a logística da cidade de Samaria, para matar o povo de fome. Isso gera uma inflação dos preços dos alimentos (uma mulher mata seu filho e come). Daí, surge o profeta Eliseu, e anuncia abundância de alimentos. Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria. Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás. 2 Reis 7:1,2.
  • É uma visão que faz ver coisas extraordinárias: No mesmo período que a Síria fazia guerra a Israel, o rei sírio estava incomodado com o fato de que o rei de Israel não caía em suas emboscadas. Quando descobriu que Eliseu revelava ao rei de Israel para não passar por determinado caminho, ele mandou um exército cercar a cidade onde Eliseu estava para capturá-lo. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. 2 Reis 6:15-19; O exército sírio não conseguia ver que estava diante de Eliseu, não conseguia ver que estava indo em direção a Samaria e o exército de Deus sequer foi usado. É como se Deus dissesse: “eu tenho o exército e decidi não usá-lo”. Vou fazer uma coisa nova!!
  • É uma visão que renova a esperança e dá uma direção: Os dois discípulos que caminhava para Emaús, estavam abatidos e sem esperança. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. Lucas 24:13-16. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:25,26. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles. Lucas 24:31-33.

A bênção de você ter uma visão espiritual das coisas, pautadas pela bíblia, é que você dispõe de algo muito elevado e fora da compreensão humana da grande maioria das pessoas.

3)   A visão que só Deus vê

Isaías viu o Senhor… assentado num ALTO e SUBLIME TRONO. Quem senta no trono é quem governa. Os tronos dos homens vagam o trono de Deus não. Quem está no alto tem uma visão privilegiada das coisas. Deus vê tudo, vê o futuro e nada escapa das suas mãos.

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24:35;

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Isaías 46:9,10.

Aplicações práticas para a Igreja

  • Não limite o poder de Deus na sua vida! Nossos pensamentos e vocabulários não limitam a Deus, mas, limitam a nossa esperança nEle. Tiago, fala que os projetos humanos são falíveis e ele diz que nós devemos dizer o seguinte: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. (Tiago 4:15);
  • Veja as coisas com olhar espiritual: Pessoas com olhar espiritual são capazes de se alegrar pelo que ainda não veem com seus olhos naturais: Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel. Esdras 3:10.
  • A visão espiritual é dada por Deus para um propósito: Quando a Isaías foi dada aquela visão, embora só estivesse ele ali, nem por isso, foi forçado a responder à pergunta. No entanto, ele disse “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Ao aceitar aquele chamado, Isaías recebeu desafios, recebeu instrução sobre o que devia fazer e, sobretudo, recebeu propósito para sua vida. Deus tem um propósito ao nos revelar algo.

Considerações finais

Qual é a sua visão sobre a vida? Você tem visto o que todo mundo vê, ou visto o que Deus está revelando na Sua Palavra para a Igreja? Você confia no que você não vê, ou seja, confia naquilo que só Deus vê?

Apelo: Quero chamar pessoas que estão sem visão de Deus. Estão com a visão embaçada. Não estão mais vendo aonde pisam, e aonde devem ir. Estão esperando uma direção. Quero orar por você!

Louvor: Tú és Senhor e Rei

 

Please follow and like us:
Pin Share